OS VENENOS MENTAIS E A MEDICINA TIBETANA

Os venenos mentais estão representados no centro da mandala da roda da vida por três animais: o pássaro, a cobra e o porco.

O pássaro representa o Apego – Produz o humor Lung/Wind que cria o espaço vazio do coração, os pulmões, o cólon, o movimento físico, a respiração, audição, a pele, o canal central e o sistema nervoso. Psicologicamente manifesta o apego, desejo, amor, medo, interesse e instabilidade mental, inclusive obsessão e o ciúme, produzindo distúrbios psicossomáticos e desarmonia emocional ligadas à insatisfação, preocupações, ciúme e medo. Wind é o canal central e conecta os órgãos reprodutivos ao cérebro através da coluna espinal. 

A cobra representa a Raiva – a raiva e o ódio na mente produzem o humor Bile. Eles produzem um fogo psíquico que faz com que o calor desta energia faça a digestão da comida, amadureça os constituintes do corpo e queimem a mente/corpo. Ela produz raiva, agressividade,violência, mente destrutiva e ciúme. O excesso de calor queima e produz infecções, inflamações e distúrbios da Bile. Os canais da Bile estão enraizados no sistema circulatório e do lado direito do corpo, passando pelo fígado e vesícula biliar, então vai para o cérebro e outras partes do corpo.

Psicologicamente manifesta raiva, agressividade, medo, inveja, ciúme, orgulho, ambição, perfeccionismo, inteligência, memória afiada. É uma energia feminina e solar.

O porco representa a Mente Fechada – e produz o humor Phlegm, que possui uma qualidade pesada, de energia fria e causa uma “névoa na mente”, falta de consciência, confusão, dúvida, falta de confiança, estupidez, egoísmo. Pode manifestar obesidade crônica, distúrbios frios, depressão, melancolia, etc. O canal de Phlegm está do lado esquerdo, passa pelo baço, rins, cérebro e outras partes.

De acordo com a Medicina Tibetana ao purificar os venenos mentais podemos recuperar o equilíbrio físico, mental e emocional, criando condições de saúde mais favoráveis e diminuindo o sofrimento de forma geral.