Você já ouviu falar sobre o eixo intestino-cérebro? Na Medicina Tibetana essa conexão é a mais importante para a saúde física e mental pois quando seus níveis de estresse estão altos (como no período das festividades de final de ano), esse estresse afeta a química do seu cérebro e também afeta o seu microbioma.
Caso você não saiba, a sua saúde mental (gerir o stress, sentir-se equilibrado no seu humor, ser adaptável e flexível às mudanças, etc.) na verdade não vive no cérebro.
Sua saúde mental começa no seu intestino. Muitos neurotransmissores são literalmente produzidos no intestino e depois distribuídos ao cérebro.
A maior parte da sua serotonina (também conhecida como: o “hormônio da felicidade” que ajuda a equilibrar o seu humor) é produzida por bactérias intestinais.
Sem mencionar que quase metade da dopamina que seu corpo usa para se sentir motivado e sentir prazer também é produzida em seu intestino. Por isso, quando você consulta um médico tibetano uma das primeiras perguntas é: como está sua digestão? Muitos sintomas como falta de motivação, humor desequilibrado, estresse, fadiga e dificuldade para relaxar e se divertir podem estar relacionados a um problema intestinal e não necessariamente cerebral.
Por isso enfatizamos a importância de compreender como anda sua digestão e sua alimentação, durante o acompanhamento traçamos um plano personalizado de cuidados para otimizar a absorção de nutrientes e melhorar o processo digestivo, assim podemos lidar com as causas dos problemas ao invés de ficar tratando apenas de sintomas. Para saber como melhorar sua saúde física e mental agende uma consulta, todos os tratamentos são naturais e você pode aprender receitas que vão te ajudar a recuperar ou manter sua saúde.
Regina Proença estudou Medicina Tibetana na Tibetan Medicine Education Center com sede em Neuchatel, Suíça.