Editorial – Julho 2019 – 4 Anos do Fora da Caixa

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Matéria Especial – 4 Anos do Fora da Caixa

Estamos celebrando 4 anos de atividade do coletivo cultural Fora da Caixa e temos muito o que comemorar! Iniciamos nossas atividades em 2015 e desde então estamos trabalhando ativamente na criação de um espaço de aprendizado e diálogo com a motivação de difundir valores humanos como altruísmo, compaixão, empatia e generosidade. Para os que ainda não conhecem a missão de nossa equipe, decidimos atualizar algumas informações e apresentar os projetos que estamos implementando e colhendo doces frutos. Movidos pelo entusiasmo de ser parte da mudança que aspiramos ver no mundo, nos dedicamos ao trabalho de educar mentes e corações. Entre tantos desafios e dificuldades que o planeta atravessa, encontramos em nosso trabalho a esperança de uma transformação de consciência. Nos sentimos felizes e auto realizados quando vemos a alegria e brilho nos olhos das crianças e jovens que participam de nossos programas. Acreditamos no potencial de mudança desta nova geração, afinal, são eles que carregam as sementes de um futuro melhor.

Em nossa sede, realizamos uma programação regular de cursos e tributos a pacifistas como Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Mandela, Desmond Tutu, Dalai Lama, filósofos e mestres de sabedoria. Promovemos encontros de Diálogo Inter religioso, Não-Violência, Liderança para o Futuro e Meditação.

Além de nossa programação mensal, também realizamos, desde 2018, dois projetos em parceria com o Educandário e Instituto André Luiz – o Free English, que oferece aulas de Inglês com o método Bright Way para os jovens potencializados e o programa de Liderança para o Futuro, onde apresentamos as estratégias de Não-violência criadas por Gandhi, ensinamos práticas de meditação e fazemos rodas de diálogo onde refletimos com os jovens sobre temas como: felicidade, sonhos, liderança, engajamento, bullying, preconceito e estresse. Acreditamos no poder transformação de um processo de educação que nos leve em direção ao autoconhecimento, auto realização e compaixão. Nosso programa foi apresentado e premiado no Congresso de Adolescências na UNIFESP em outubro de 2018.

No início do ano passado, tomamos conhecimento do SEE Learning através de Sua Santidade Dalai Lama, em um encontro dele com cientistas e educadores organizado pelo Mind and Life Institute, que foi transmitido pela internet. Sentimos que havia uma afinidade entre nosso trabalho e o currículo de Educação Social, Emocional e Ética que a Universidade de Emory com apoio de Sua Santidade estavam preparando. Entramos em contato com a universidade, enviamos um artigo de apresentação do programa que estávamos realizando no Educandário e então fomos convidados pela Universidade de Emory para participar do evento de lançamento mundial, que aconteceu entre os dias 04 e 06 de abril, na cidade de Nova Deli.

Este programa é fruto de mais de 20 anos de pesquisa e colaboração entre a Universidade de Emory e o Dalai Lama Trust. Entre os participantes do lançamento, estavam Sua Santidade Dalai Lama; Dr. Daniel Goleman, psicólogo internacionalmente conhecido, autor do livro “Inteligência Emocional”; Kailash Satyarthi, ativista pelos direitos das crianças na Índia e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, e que através da organização já libertou mais de 87.000 crianças do trabalho infantil, escravidão e tráfico. Entre os pesquisadores que desenvolveram o material, estavam Lindy Settevendemie, Dr. Brendan Ozawa de Silva, Jennifer Knox, Tyralyn Frazier, Lobsang Temzin Negi, Tsondue Samphel, entre muitos outros. Foi uma honra estar ali entre tantas pessoas inspiradoras e ver o momento que Sua Santidade abriu a fita que continha o material produzido por esta equipe sensacional. Sentimos sua alegria, entusiasmo e satisfação por oferecer um presente tão precioso à humanidade. Além da participação no lançamento, também fomos convidados a participar da Feira Mundial de Projetos de Educação, que ocorreu no mesmo local – ali conhecemos outros programas e o trabalho de educadores que se alinham com os valores da cultura de paz e promovem uma educação do coração e da mente.

Os dois programas de cultura de paz que o coletivo realiza são: “Educação para Paz”, que é destinado a professores e gestores e o programa de “Liderança para o Futuro”, que atende crianças e jovens. Ambos são norteados pelos mesmos fundamentos de uma educação que valoriza o diálogo, a ética, compaixão e espírito de serviço. Atualmente, enfrentamos uma crise de valores humanos; a cada dia, o abismo que divide as pessoas em grupos que se isolam e favorecem a discriminação e intolerância aumenta a violência; agressões devido a crenças religiosas, cor da pele ou orientação sexual e casos de bullying são cada vez mais frequentes. Estamos convictos de que não basta criarmos uma sociedade de pessoas bem-sucedidas materialmente, e que não estejam comprometidas com o cuidado do planeta, não cultivem boas relações com sua comunidade e não tenham autoconhecimento para lidar com as questões internas como a ansiedade, estresse e depressão. Infelizmente, observamos um aumento significativo no índice de distúrbios emocionais e suicídios entre os jovens.

Pensando em como podemos lidar com contextos tão complexos de forma ética e profunda com nossos jovens, professores e famílias, decidimos incorporar aos nossos programas o currículo do SEE Learningde aprendizado social, emocional e ético. Acreditamos no potencial de transformação que este currículo oferece e possibilitará às crianças e jovens um outro olhar para o processo de formação, pois trata-se de um programa que vai além das competências acadêmicas e abre um espaço para a educação do coração e da mente.

Através do cultivo e o desenvolvimento moral dos participantes, é possível criar um ambiente de empatia, compaixão, altruísmo e perdão, fortalecendo valores positivos como a cooperação, responsabilidade, autonomia e desenvolvendo maior capacidade de atenção, concentração e resiliência. Abraçamos o desafio de implementar o SEE Learning com nossos alunos do Educandário e Instituto André Luiz pois encontramos afinidades como o modo que os potencializados são preparados para a vida acadêmica e social nesta instituição. Estamos estudando também a implementação de programas piloto em outras instituições de ensino da cidade. Os trâmites formais para a concretização destas parcerias estão em andamento e estamos muito felizes com o trabalho que está por vir.

Este currículo está sendo implementado em diversos países e já foi traduzido em 14 idiomas. O material didático está disponível na plataforma da Universidade de Emory que oferece um treinamento introdutório on line aos professores interessados em conhecer e implementar o programa em suas escolas de maneira informal. Além disso, é possível realizar uma parceria com a Universidade de Emory para a implementação formal, sendo que as instituições devem concordar em enviar dados referentes aos resultados na implementação e poderão indicar professores para receber treinamento on line e presencial com os facilitadores da universidade de Emory. O material pode ser baixado gratuitamente através do Centro de Ciência Contemplativa e Ética baseado em Compaixão da Universidade de Emory. www.compassion.emory.edu

Programas com eixo na Cultura de Paz realizados por nossa equipe:

Educação para Paz” – Destinado a professores, gestores e agentes sociais.
O programa é composto por três ciclos que se inter-relacionam, possibilitando uma visão sistêmica do ser humano, a cultura e o meio. Abordamos, além dos estudos de filosofia e meditação, as estratégias de cultura de paz e não-violência criadas por Mahatma Gandhi e ensinamentos de diversos pacifistas. Realizamos estudos e dinâmicas em grupo com o intuito de criar relações mais harmoniosas e altruístas, propiciando uma educação social, emocional e ética. Recorremos às pesquisas de neurociência, compaixão e Mindfulness. Nossos objetivos são o fortalecimento da inteligência emocional, resiliência, valorização da diversidade, a resolução pacífica de conflitos e o autoconhecimento. Encorajamos os participantes a se engajarem em projetos de voluntariado, de proteção ao meio ambiente, causas sociais e a participação ativa na comunidade.

Liderança para o Futuro” – Destinado a crianças e jovens.
O programa oferece uma oportunidade de aprender a meditar, filosofar, ouvir o outro, discordar com elegância, fortalecer as convicções e descobrir os talentos. Abordamos, em nossos encontros, as estratégias de não-violência criadas por Mahatma Gandhi, filmes e documentários sobre personalidades como Martin Luther King, Nelson Mandela, Malala, Dalai Lama, entre outros, no intuito de inspirar e apresentar modelos éticos que mudaram o mundo através da compaixão, amor e altruísmo. Ensinamos práticas de meditação, concentração e atenção. Conversamos com os jovens sobre inteligência emocional, preconceitos, estresse, bullying, depressão e prevenção de suicídio. Os participantes são convidados e orientados a realizar projetos que beneficiem a comunidade e despertem a compaixão e a responsabilidade com as pessoas e o planeta.

Meditação – Grupos Focais
Devido ao interesse de pessoas em aprender, por razões de saúde física e emocional, oferecemos programas para grupos com necessidades específicas. Utilizamos métodos e protocolos científicos que podem ajudar a aprofundar as pesquisas na área da saúde e beneficiar os participantes de forma direta e profunda. Grupos Focais: Diabéticos e Hipertensos, Depressão, Síndrome do Pânico e Adição, Estresse e Burnout. Durante os encontros, são aplicados questionários, avaliações clínicas e psicológicas.

Quem somos
Integram a nossa equipe quatro indivíduos que atuam em diferentes áreas profissionais e têm um objetivo em comum: trabalhar no desenvolvimento de ações culturais, educacionais e sociais. Buscamos resgatar o engajamento dos indivíduos na melhoria da vida em sociedade, promovendo ações de cultura de paz, simplicidade voluntária, ética e a gentileza nas relações. Contamos também com uma rede de professores convidados que colaboram em nossos eventos e enriquecem nosso aprendizado.

Regina Proença é fundadora do coletivo, atua como professora, tradutora e pesquisadora. Graduada em Filosofia, mestre em Comunicação e Cultura. Praticante de meditação desde 2003. Há mais de 25 anos tem trabalhado ativamente na implementação de projetos de Cultura de Paz, Filosofia e Práticas Contemplativas. Atualmente, está trabalhando em seu projeto de pesquisa sobre o impacto das estratégias de não-violência, práticas contemplativas e a educação social, emocional e ética com crianças, jovens e adultos. Coordena as atividades do Coletivo Cultural Fora da Caixa.

Nathália Grespan é bióloga, artesã e redatora de nossa revista digital Openzine. Atua como professora no programa Free English e Liderança para o Futuro no Educandário.

Ricardo Albuquerque é graduado em Publicidade e Propaganda, desenvolvedor web, cuida da produção de fotos, vídeos e da revista digital Openzine. Atua como colaborador nos projetos de Liderança para o Futuro e Educação para Paz.

Mirela Proença é graduada em Recursos Humanos, participa como colaboradora nos eventos e no programa de Liderança para o Futuro.

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