A força da união nas tragédias
Como alguns já sabem, no último sábado, dia 20/01, ocorreu um evento trágico em nossa cidade: uma chuva torrencial despejou, em um único dia, aquilo que estava previsto para o mês todo de janeiro. Nosso espaço, que abrange o coletivo cultural Fora da Caixa, a loja Gaya Dreams e o Café Refúgio, teve água entrando em todos os cômodos, chegando a mais de um metro em alguns pontos. A lama tomou conta de tudo, tanto dentro quanto fora. Foi muito chocante chegar e ver tudo destruído e imundo. Infelizmente, também tivemos a perda do Negão, um de nossos cachorros, que já era idoso e, provavelmente, não resistiu ao volume de água, acabando por se afogar.
Há vários meses, eu já vinha me preocupando com essa situação. Tive uma longa batalha com o Saae, que levou nove meses para atender minha reclamação sobre o barranco que havia colapsado em fevereiro de 2023. Depois de muitas cobranças, realizaram o conserto em setembro. Se isso não tivesse ocorrido, minhas paredes teriam sido levadas também. Na mesma época, denunciamos a situação da Capela do João de Camargo e o acúmulo de lixo nas margens do córrego da Água Vermelha, mas, como já sabemos, nada foi feito. Não tive estrutura emocional e nem tempo para ir ajudar na capela, pois ainda estou atribulada com os estragos que aconteceram aqui. Sou muito devota de Nhô João e fiz minha dissertação de mestrado sobre a vida dele; portanto, foi duplamente doloroso para mim. Não vou me alongar aqui sobre o sofrimento dos que perderam suas casas, móveis, carros e vidas em outras partes da cidade. Minha compaixão se estende a todos, sem exceção.
Recebemos muitas mensagens de apoio em nossas redes sociais e pelo meu WhatsApp pessoal. Amigos, desconhecidos e seguidores se disponibilizaram a ajudar para tentar amenizar a situação. Sugeriram que fizéssemos rifas e divulgássemos nosso PIX para que pudessem contribuir com a restauração de nosso espaço e aquisição dos equipamentos que perdemos. Vou divulgar uma lista, mesmo que incompleta, com os itens que perdemos. Se alguém sentir que pode nos ajudar com doações ou apoio na divulgação, ficaremos muito agradecidos. Segue a lista:
- 1 Freezer
- 1 Geladeira
- 1 Televisão 42″
- 1 Projetor/datashow
- 5 mesas de trabalho
- 2 Computadores
- 20 Cadeiras estofadas
- 3 Banquinhos e 3 Almofadas de meditação
- 5 Armários
- Vários artigos da loja
- 4 Portas dos banheiros e outros cômodos
- Documentos e os desenhos de nossa última edição da exposição Arte pela Paz.
Sabemos que, aos poucos e com muito trabalho, iremos nos recompor. O tempo e a solidariedade dos amigos farão a diferença e encurtarão o tempo para que possamos voltar a realizar os cursos e atendimento na loja e no Café Refúgio.
No meio de tantas tragédias, nossa amiga Loide Marins se compadeceu e está empenhada em reunir pessoas para cobrar das autoridades providências que possam impedir que famílias dos bairros mais vulneráveis percam tudo novamente nas próximas chuvas. Ela está reunindo pessoas da sociedade civil que desejam fortalecer esse movimento. Quem estiver interessado em saber mais e participar dos encontros pode entrar em contato conosco, e informaremos mais detalhes.
Desde já, nossa equipe agradece por todas as mensagens e solidariedade conosco. Foi um grande consolo ver que as pessoas à nossa volta são generosas, empáticas e desejam realmente aliviar nosso sofrimento. Esta está sendo uma lição muito importante. Juntos somos mais fortes, e quando nos apoiamos, somos invencíveis.
Quem estiver disposto a nos ajudar pode nos procurar pessoalmente, adquirir uma fração de nossa rifa ou ainda enviar sua contribuição através de nosso PIX, neste momento qualquer valor ajuda!
Chave PIX CNPJ: 42468422000136
Entre no Grupo de WhatsApp para Rifa Solidária:
https://chat.whatsapp.com/DjpWmxwRWfbEtvWAolE9BO
Whatsapp: 15998033180
Toda ajuda é bem-vinda! Agradecemos de coração!
Mãos em prece,
Regina Proença e equipe Fora da Caixa