Egito – Cairo
Iniciei minha viagem ao Egito pela cidade do Cairo, estava muito ansiosa por conhecer um dos locais que desde minha infância despertava em mim fantasias. Por conta de meu interesse na cultura egípcia, minha mãe Vilma passava horas comigo folheando um livro de arte sobre o Museu do Cairo que ela tinha em sua coleção. Além disso, o primeiro livro “grosso” que ela me deu de presente foi “O Egípicio” de Mika Valtari. Lembro-me de ter levado um longo tempo para terminar a leitura pois não era fácil para uma criança de aproximadamente 10 anos ler um “livrão” daquele mas fui até o fim e gostei muito. Além da memória afetiva ainda tinha mais um fator de alegria, havia marcado um encontro com minha filha Mirela, que estava voando da Alemanha junto com Phil, para me encontrar na entrada do Museu do Cairo. Foi sensacional realizar tantos desejos de uma só vez! Fortes emoções encheram meu coração de nostalgia e amor!
A visita ao museu foi incrível, passaria dias ali só perambulando e vendo as obras que tanto admirei nos livros e documentários desde sempre. Fica difícil contar tudo que cada obra representa, a riqueza de detalhes, as cores, o valor arqueológico e a delicadeza da arte tão maravilhosamente expressa nas esculturas, papiros, sarcófagos, jóias e objetos pessoais. Aqui vou compartilhar algumas das imagens que mais chamaram minha atenção mas não me atrevo a comentar muito pois corro o risco de ser imprecisa e deixar de fora detalhes que poderiam ser relevantes mas meu conhecimento é muito limitado para ser fiel aos egípcios.
Logo na chegada vista das pirâmides quando o avião se aproximava da cidade do Cairo era quase surreal. Lá estavam elas, lindas, imponentes e gloriosas!
O acervo do Museu do Cairo é espetacular, são muitas coisas para se ver e aprender, algumas obras mais delicadas estão protegidas e não podem ser fotografadas. Nosso guia foi muito precioso nas observações e informações sobre as obras ali expostas. Claro que boa parte dos tesouros do Egito estão em museus na Alemanha, Inglaterra, França e outros países, mas ainda assim vale muito a pena a visita.
Apesar de todo o encanto e fantasias que o Egito nos desperta, também tivemos várias decepções, algo que nos acompanhou durante a viagem e acabou por se transformar em irritação e a certeza de que não voltaremos mais àquele país. Vou explicar melhor à medida que publicar as narrativas, não tenho a intenção de apagar o brilho de conhecer os templos, ruínas, museus e lugares especiais que estão ali, mas advertir os viajantes para se prepararem para não cair em golpes ou serem roubados em praticamente qualquer lugar que visitarem. Sem dúvida que encontramos o lado A e o lado B deste país.
Por agora vou descrever o lado luminoso, lindo e precioso de nossa visita, deixarei as críticas e observações negativas para o final de cada narrativa.
A única razão que me levaria ao Egito novamente seria para conhecer o novo museu do Cairo que deve ser ainda mais interessante e com um acervo incrível. Mas ainda não estou emocionalmente preparada para voltar, quem sabe um dia eu mude de idéia…
A próxima narrativa será sobre a visita às Pirâmides e Esfinge, em breve publicaremos.