Festival da Liberdade – 18/03

Compartilhar

Festival da Liberdade
Sábado, 18/03
08:00 às 18:00
Rua Barão de Piratininga, 286 – Jd. Faculdade

O evento propõe uma reflexão sobre a liberdade e as condições internas e externas para que sejamos de fato livres. Diante de momentos onde nos sentimos oprimidos e nossos direitos estão em risco a busca por este estado de mente e também político vem à tona. Evento solidário em prol do Educandário e Instituto André Luiz. Além da programação cultural com palestras e vivências será realizada uma feira com produtos artesanais e/ou autorais de vestuário, decoração, alimentação e saúde.

Programação Cultural – Cronograma

8:30 – Abertura 

9:00 – Palestra – A Liberdade da Mente/Coração

Nossa mente é nosso lar, nossos pensamentos, opiniões e modo de ver o mundo pode nos libertar ou aprisionar. Quando aceitamos uma versão da realidade como definitiva podemos nos sentir oprimidos e deprimidos, os estados mentais que são gerados por nossas angústias e expectativas podem se transformar em depressão, ansiedade, medo e doenças. Mas é possível mudar? Como se libertar de nossas prisões mentais? É sobre isso que vamos refletir.

Regina Proença é filósofa, aprendiz e livre pensadora. Atualmente está em formação em Medicina Tibetana e coordena os projetos do coletivo cultural Fora da Caixa.

10:00 – Palestra: Liberdade de Pensamento – A vida e filosofia de Edith Stein 

No Festival da Liberdade voltamos nosso olhar para a memória viva de Edith Stein (1891-1942).
Edith foi judia, educada na fé austera e corajosa de Abraão. Menina precoce, sempre se empenhou na busca da verdade e fez da filosofia a sua morada. Transformada pela história e sabedoria de Tereza de Ávila Edith Stein se torna cristã e carmelita descalça. O ódio racial e a desumanidade dos nazistas a levam para o campo de concentração. Honrou com seu sangue a busca incondicional da verdade e de humanidade que nutriu toda sua vida. Fenomenologa por natureza, seu espírito apaixonado e objetivo a fizeram fonte de luz e inspiração que vamos conhecer um pouco mais neste encontro.
Venha conosco!!

Carlos Eduardo Xavier é graduado em Teologia, Filosofia e tem difundido por mais de 20 anos preciosos ensinamentos sobre autoconhecimento, espiritualidade, PNL e filosofia.

12:30 – Apresentação de Dança Cigana com Eliane Cassimiro

Dança Cigana é um modalidade étnica, devido a forte característica de nomadismo dos ciganos, essa dança possui uma rica diversidade cultural, elementos e movimentos, que os ciganos foram agregando ao longo de sua jornada. Não tem como você não se identificar com algum destes estilos. O que torna a prática dessa dança transformadora e leve. Tudo isso agregando consciência corporal, que é minha especialização.

14:30 – Palestra: Alimentação Libertária – Pancs como forma de nutrição

Existe uma maneira de termos mais saúde investindo menos dinheiro na alimentação. São as plantas conhecidas como PANC, que receberam uma nomenclatura mais adequada: PANS – Plantas Alimentícias Negligenciadas ou Subutilizadas. Há muitos aspectos sociais, políticos, econômicos e nutricionais relacionados a este assunto. Venha conhecer novas possibilidades!

Luiz Fernando Segamarchi é professor e praticante de yoga, além de ser um entusiasta e pesquisador sobre alimentação natural.

 16:00 – Filme: Joy – Um encontro entre Dalai Lama e Desmond Tutu

Esse filme documental retrata o encontro entre dois amigos espirituais, seres humanos que enfrentaram condições extremas de violência, racismo, intolerância, injustiça e exílio em seus países. Sua santidade Dalai Lama que escapou da invasão e ocupação do Tibete feita pelos chineses em 1949 e Desmond Tutu teve que lidar com o período mais opressivo do Apartheid na Africa, ambos tiveram suas vidas e liberdade ameaçadas mas isso não os fez pessoas amargas e vingativas. A amizade, o exemplo de compaixão, alegria e bom humor que eles nos mostram apontam uma forma elevada e profunda de lidar com as situações mais adversas da vida. Eles são mestres de luz em um mundo de trevas e com suas risadas e bom humor nos ensinam a viver melhor, de forma mais compassiva e buscar soluções não-violentas para os problemas que enfrentamos.

 18:00 – Encerramento

Comentários Facebook
Compartilhar