Navegando no Rio Nilo
Após visitarmos Luxor e Karnak iniciamos o cruzeiro pelo Nilo. A estadia no barco foi muito agradável, a vista da margem, o movimento suave, a brisa no deck e a piscina deram um refresco no calor intenso. Foi minha primeira viagem longa a bordo e gostei muito da estrutura e comodidade. Lembrei de minha época de escola quando estudávamos sobre as enchentes do Rio Nilo e sua importância para a população e agricultura. Hoje existem represas ao longo do rio e os crocodilos já não assombram os navegantes,eles ainda são criados apenas pelos Núbios mas apenas com propósitos turísticos mesmo.
Fizemos um passeio de balão e tivemos o privilégio de ver o nascer do sol no Vale dos Reis, que mais tarde no mesmo dia fomos visitar. Foi minha primeira vez em um balão, a beleza e silêncio do vôo foi encantador, adorei a experiência.
A cada parada do barco saímos para visitar os templos próximos e entre as visitas estivemos no Vale dos Reis, onde encontram-se diversas tumbas preservadas com suas paredes lindíssimas com cores originais e cheias de significado. No dia desta visita o calor estava muito intenso e confesso que não tive disposição para entrar em todas pois são distantes umas das outras mas só de estar ali e conhecer o local já valeu muito.
Estar num local tão cheio de história com uma cultura rica, cheia de simbolismos e que estão acompanhando o imaginário da humanidade há milhares de anos nos coloca em uma posição de humildade e reverência. O ser humano pode ser tão inspirador, criativo e espiritualizado, com tradições e crenças que revelam a vontade de viver eternamente e ser lembrado por suas qualidades e conquistas. Não mudamos muito, continuamos em uma busca de reconhecimento e desejamos que nossos amados se recordem das nossas melhores qualidades. O tempo passa mas os anseios humanos continuam os mesmos,o que muda é a forma como planejamos nossa existência pós-morte. Enquanto vivos continuamos os mesmos, queremos amor, reconhecimento, felicidade e vida eterna nos corações de nossos queridos.