O Herói de Mil Faces de Joseph Campbell – Encontros de Leitura Compartilhada

Compartilhar

Dia 29 de Abril – Sábado das 15h às 17h

Vamos explorar juntos uma das obras mais importantes do mitólogo Joseph Campbell. Desde o lançamento deste livro em 1949, “O herói de mil faces” influenciou milhões de leitores, artistas, poetas, cineastas e psicólogos pela forma como abordou o estudo da mitologia comparada. Nesta obra encontramos a “Jornada do Herói”, um tema universal de aventura e transformação presente em praticamente todas as tradições míticas do mundo. Para melhor entendermos as metáforas encontradas nos mitos de uma sociedade, é necessário compreender sua função. A primeira função do mito é a mística, ela abre sua mente para uma dimensão do mistério, para uma expansão de consciência e a vivência do espanto diante do universo e sua própria existência. A segunda função é a cosmológica, da qual a ciência se ocupa. Buscamos as respostas para a origem e o funcionamento de todas as coisas e nos deparamos mais uma vez com o mistério e nossa incapacidade de encontrar as respostas finais. A terceira função é a sociológica, que apoia e reafirma a ordem social. Encontramos os mais diferentes mitos que validam a posição social em determinado local, podendo variar muito de lugar para lugar. A quarta função do mito e a mais vital é a de criar um centro e revelar ao indivíduo, com integridade, sua relação de participação: dele próprio (microcosmo), em sua cultura (mesocosmo), seu lugar no universo (macrocosmo), bem como e fundamentalmente este espantoso e último mistério que está simultaneamente fora e dentro dele e de todas as coisas. Trata-se da dimensão do divino e do transcendente.

A leitura e o estudo sobre os arquétipos encontrados na mitologia podem nos levar ao encontro das dimensões profundas de nosso interior e abrir portais para uma maior compreensão dos ciclos da vida, dos sonhos e nos trazer insights para nossa própria jornada. Durante os encontros serão apresentados vídeos, obras de arte e contos que inspiraram a humanidade ontem, hoje e sempre.

Os encontros serão coordenados por Regina Proença, filósofa e amante de mitologia. Inspirada pelas entrevistas da série O Poder do Mito com Joseph Campbell e Bill Moyers abraçou esse conhecimento ancestral e em sua dissertação de mestrado explorou a Jornada do Herói Espiritual.

Veja o link com um artigo onde conto um pouco mais sobre minha relação com os mitos e Joseph Campbell. https://www.foradacaixacoletivo.com.br/…/sobre-herois…/

Dia 29 de Abril – Sábado das 15h às 17h
Valor – 50,00 – Participação mediante inscrição prévia.
Contato pelo (15) 998033180 ou [email protected]

Local: Fora da Caixa – Coletivo Cultural
Rua Barão de Piratininga, 286 – Jardim Faculdade – Sorocaba, S.P.

Comentários Facebook
Compartilhar