PROJETO – REFORÇO ESCOLAR
REFORÇO ESCOLAR
Alessandra Reis / Vanessa Sbrana
JUSTIFICATIVA
Reforço escolar complementa e amplia os conhecimentos das crianças, trabalhando de forma lúdica e didática.
O trabalho de reforço vem para construir novos meios que levem os alunos a “descobrir” o seu potencial, sendo capazes de resgatar a autoestima e aprendizagem.
OBJETIVOS
-
Estimular o aluno a localizar os erros;
-
Permitir ao aluno que compreenda o seu potencial;
-
Criar condições favoráveis que levem os alunos a aproximar-se mais do conhecimento;
-
Criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais os alunos apresentam dificuldades;
-
Estimular o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado.
DESENVOLVIMENTO
Será oferecida a recuperação nas disciplinas de Língua portuguesa, focando a interpretação e fluência textual. Em Matemática o domínio das quatro operações na modalidade dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º).
A frequência das aulas será uma vez na semana, com duração de 1 hora. Limitado a 5 (cinco) alunos por vez para melhor atendimento.
* Horário e dia a combinar.
ESTRATÉGIAS
Planejamento de aulas diversificadas e dinâmicas, que estimulem a compreensão do aluno e ao mesmo tempo desperte interesse.
Fazer um diagnóstico e descobrir o que os alunos aprenderam e o que não aprenderam e como deverá ser trabalhado com as dificuldades dos alunos.
RECURSOS
Caderno, livros, lápis de cor, lápis, borracha, folhas digitalizadas, etc…
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através de seu interesse nas atividades propostas, leitura, atenção, desenvolvimento do raciocínio lógico e interpretativo, domínio das quatro operações matemáticas.
REFERÊNCIA
LÜCK, Heloisa. Metodologia de Projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
ATUALIZAÇÃO: ABRIL/2017
FOTOS DA EXECUÇÃO DO PROJETO:
SERIA MUITO BOM TER ATENDIDO DESSE PROJETO NA ESCOLA, PARA APRECIAR E AVANÇAR NO ENSINO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.
O reforço escolar precisa ser compreendido como uma ação de intervenção pedagógica. É preciso que a comunidade escolar oferte aos estudante estratégias diferenciadas das já ofertadas em sala de aula regular.